APSIA

Apoios

Bem-vindo

Selecionar Idioma

Visitantes

Jantar Comemorativo da APSIA 2019

Jantar Comemorativo do 26º Aniversário da APSIA

APSIA celebra em 2019 o seu 26º aniversário. De facto, embora a escritura pública de constituição da APSIA, tenha sido assinada a 14 de Abril de 1994 e publicada em Diário da República a 30 de Maio desse ano, será  mais correcto considerar o nascimento da APSIA a 22 de Outubro de 1993, quando um grupo de 13 aeromodelistas, reunidos num jantar na APPLA, decide a  criação desta Associação, com o objectivo prioritário da defesa da “encosta de Santa Iria” como local de voo para o aeromodelismo com planadores rádio-controlados, aprova o seu primeiro projecto de estatutos e escolhe os corpos gerentes iniciais.

Muito se passou desde então e a evolução da APSIA ao longo destes 26 anos foi a muitos significativa. Com características únicas a APSIA, veio a afirmar-se como um dos clubes de aeromodelismo mais dinâmicos a nível Nacional, soube superar diferentes crises por que passou, excedendo muitas das melhores expectativas dos seus fundadores.
Poucos dos actuais sócios saberão como as condições actualmente existentes na encosta são bem diferentes das que existiam quando a APSIA foi fundada. Estas por sua vez já eram distintas de quando no início da década de 70 a encosta começou a ser utilizada para o aeromodelismo, já para não falar de quando aí funcionou a primeira escola de voo à vela com actividade regular em Portugal, 
entre 1946 e 1959.  
 
A APSIA é assim herdeira de uma longa tradição de voo silencioso na encosta de Santa Iria, mas enfrenta actualmente novos desafios, decorrentes quer da recente evolução social quer das novas restrições legais ao aeromodelismo em geral e em particular naquel local.

Assim na comemoração do 26º aniversário da APSIA, considera-se oportuno relembrar junto dos mais velhos e dar a conhecer aos mais novos não só a origem e evolução da APSIA como também os antecedentes do voo silencioso na encosta de Sta. Iria. Mas para além dum inevitável olhar pelo  passado é também chegado o momento de, com base nesse passado histórico,  se equacionarem novos desafios e prespectivar o futuro desenvolvimento da APSIA.

Nesta prespectiva de celebração, irá realizar-se no dia 25 de Outubro de 2019 (6ª-feira) um jantar comemorativo. Para além da confraternização pretende-se que seja também um momento de reflexção e para isso o jantar será seguido de uma apresentação sobre a história da encosta de Santa Iria e do início a APSIA seguido de uma troca de impressões sobre as prespectivas futuras para a APSIA. Conta-se  com comentários e o debate de todos.

Desde já se convidam todos os sócios e amigos da APSIA a participarem nesta comemoração.

PROGRAMA
20:00 - Início do Jantar com projecção de vídeos e imagens históricas.
21:30-22:00 -  Apresentação comentada 
 “APSIA, e a historia do voo à vela na encosta de Santa Iria", 
22:00-22:30 - Comentários e debate com os participantes.

LOCAL: Restaurante “Churrascão" Rodízio - R. São Vicente 19, São João da Talha
PREÇO: 10€ / pessoa, pagamento poderá ser feito no local, mas sujeito a reserva/confirmação antecipada, 
INSCRIÇÕES: Os interessados devem confirmar a sua presença até ao dia 23 de Outubro, preferencialmente na área de inscrição em eventos deste site, ou em alternativa junto da Direcção da APSIA (geral@apsia.pt ) . O pagamento pode ser feito pelos meios habituais ou no local.

Quem não possa participar no jantar é igualmente bem-vindo apenas para assistir à apresentação e participar na discussão.

Novidades

Actividade na Encosta