APSIA

Apoios

Bem-vindo

Selecionar Idioma

Visitantes

Utilização dos Altimetros/interuptores
Algumas notas sobre os altímetros/interruptores .
O Altimetro #2 BASIC, modelo aprovado para as provas de mtoplanadores electricos, é um pequeno instrumento (9g de peso com cabo, dimensões <17x19x7mm3) que têm como principal função medir e registar a altitude a que se encontra. Outra característica que o torna, até à data único, é a capacidade de funcionar como interruptor a determinada altitude previamente programada. Esta característica pode ser adaptada para agir como interruptor para o motor (com aplicação directa para a fórmula "200m"), assim como para qualquer outro servo. Ele é colocado entre o receptor e o servo a que possa estar associado.
O altímetro têm por base um sensor piezoelectrico que detecta as pequenas alterações de pressão atmosférica que ocorrem com a variação de altitude, com uma sensibilidade inferior a 0,3m, sendo o seu uso aconselhável para medir variações relativas de altitude. Quando o aparelho é ligado este assume automaticamente a cota altimétrica 0 (zero), medindo a partir dessa cota todas as variações positivas ou negativas de pressão/altitude.
A leitura dos dados pode ser feita de duas formas:
1- 
Através da leitura do piscar de um led (ver figura), que se acciona premindo num botão. Através de este método pode-se ler a altitude máxima atingida e a tensão de alimentação ao altímetro. Este método é útil no campo, mas com obvias limitações.
2- 
Através da ligação a um PC, usando um adaptador mini-USB fornecido com o altímetro, pode-se fazer a análise dos dados registados num determinado período de voo. O registo de dados pode ser feito a intervalos previamente escolhidos de 0,3s  1,0s ou 10s num máximo de 16 000 leituras. Para ligar o aparelho ao PC, é necessário um cabo mini-USB e efectuar 2 passos:
·   PASSO1 – Ao ligar o altímetro ao PC pela primeira vez, serão pedidos os drives. Estes devem ser obtidos previamente por .download do site do fabricante(
http://www.rc-electronics.org/software/USB_Drivers.zip ) e descomprimidos para o PC. Quando for pedido os drivers de instalação é necessário indicar a pasta com os drivers descarregados e descomprimidos.
·   PASSO2 – Descarregar o programa de leitura e processamento de dados (
http://www.rc-electronics.org/software/PC_RC_Altimeter_Logger%20v1.4.2.zip ). De seguida o programa reconhece o altímetro (se o programa não reconhecer ou não encontrar o altímetro, consulte na área de Documentação deste site as notas sobre como  Instalar USB_V2) 

Para mais informações ver o manual(
http://www.rc-electronics.org/manuals.html). 

Para Usar o Altímetro nas provas da fórmula 200m
 
Montagem
O altímetro será ligado entre o variador e o receptor. (ver foto). Deste modo, quando atingir a altitude de 200m desligará o motor. 
O altímetro será montado no interior do modelo, suficientemente afastado das baterias ou de qualquer superfície quente que o possa afectar por variação de temperatura. O modelo não poderá ser estanque, para que a pressão no seu interior seja igual à pressão atmosférica no exterior. Na maior parte dos modelos, esse problema não se coloca, pois as entradas e as saídas de ar para ventilação do motor são suficientes para minimizar as diferenças de pressão que se possam verificar entre o exterior e o interior do modelo.
O ALTIMETRO TÊM DE SER FACILMENTE REMOVIDO PARA VERIFICAÇÃO PELA DIRECÇÃO DA PROVA. Aconselha-se a colocação em local de fácil acesso se necessário com extensões adequadas para poder ser removido para leitura/verificação no PC da direcção da prova.
PARA OS PARTICIPANTES QUE NÃO TÊM ALTÍMETROS – A organização disponibilizará altímetro. Se o receptor não tiver fácil acesso, o participante terá de trazer preparada uma extensão de servo quepermita uma ligação rápida do altímetro entre o receptor e o variador.

Configuração.
No menu de Configuração-Device (vide imagem) inserir os seguintes parâmetros:
config_altim.jpg
1-  
Nº de Série – Cada altímetro vem  com um nº de série único indicado.
2-  
Unidade de Leitura. Escolher metros
3-  
Intervalo de leitura – Escolher no máximo 1s.
4-  
Comado de ínicio de gravação – Neste caso pode-se colocar “altitude trigger” a 3m. Ou seja o aparelho só ínicia o registo quando o altímetro detecta cotas superiores a 3 metros. Desta forma não se grava enquanto o modelo está no chão.
5-  
FXJ Switch Altitude – Configuração que funciona como interruptor a uma altitude defenida. Para a prova escolher 200m.
6-  
FXJ Time Enable – Funciona como temporizador/interruptor. Também desliga a um tempo préviamente defenido e funciona em paralelo com o FXJ Switch Altitude.
O Director de prova decidirá no dia da Prova se colocará este temporizador.

Novidades